Os empreendimentos que demandam do licenciamento ambiental, geralmente, devem atender a inúmeras condicionantes para obtenção da respectiva licença a ser emitida pelo órgão ambiental, a considerar o tipo da atividade, a magnitude dos impactos, dentre outras informações relevantes.

Com base nisso, o papel da empresa de consultoria ambiental se torna fundamental para o controle e gerenciamento de todos os aspectos ambientais inerentes na implantação de um empreendimento, em uma ampliação e/ou reforma. Como exemplos desses aspectos podemos citar a geração de resíduos sólidos, consumo de água e energia, educação ambiental, movimentação de solo, ocorrência de sítios arqueológicos, geração de efluentes, supressão vegetal, proliferação de vetores, emissões atmosféricas, drenagem superficial, dentre outros.

Do ano de 2018 até o final de 2020, o Grupo Avistar atuou no controle e gerenciamento dos aspectos ambientais, tanto da obra de ampliação do terminal de passageiros quanto do pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, fazendo com que as obras tivessem o acompanhamento necessário e atendendo aos devidos controles impostos nas Autorizações Ambientais.

A comprovação dessa gestão ambiental se deu com a elaboração do Plano de Controle Ambiental de Obras (PCAO), documento emitido no início da atividade, destinado a descrever o que, como, quando e quem executa os levantamentos dos aspectos supracitados e os monitoramentos durante a obra. Ao passo que a obra se desenvolve, são emitidos mensalmente os Relatórios de Controle Ambiental de Obras (RCAO), onde constam os dados levantados de cada aspecto, permitindo uma análise comparativo-histórica e auxiliando na tomada de decisões para minimização, controle e correção de possíveis problemas.

Ao final da obra, é emitido o Relatório Final de Controle Ambiental de Obras (RFCAO), relatando a compilação dos dados finais e o cumprimento do que foi proposto no PCAO.

O Grupo Avistar conta com uma equipe disciplinar e capacitada, e estaremos preparados para atender as especificidades de cada empreendimento, desde o planejamento, controle e monitoramento, até as emissões das licenças ambientais juntos aos órgãos competentes. Conte conosco!